10.1.10

Volto para casa a pensar na mesma coisa - Nuno Prata


Volto para casa a pensar na mesma coisa.
Mas, vendo bem, a coisa até mudou.
Não necessariamente para melhor.
Ou melhor…
Para melhor, para melhor:
quando a coisa muda é sempre para melhor.
Ainda que
volte para casa a pensar na mesma coisa.
Ou noutra coisa que é a coisa, se mudou.
Independente, intrasigente, e ainda
completamente indiferente ao que eu quis,
ao que eu fiz e ao que eu sou.
Eu
já fiz de tudo para definir a coisa.
E, engraçado, a coisa é tudo o que eu não sou.
Não desespero mais, sei que esperando
de vez em quando se a coisa muda
é porque algo em mim também mudou.
Então, espera um pouco por mim.
Já foi maior a aflição.
Eu já estive mais perdido
só de olhar o mapa da palma da mão.
E agora em casa penso já numa outra coisa,
não nessa coisa em que a coisa se tornou.

(há muita verdade nisto tudo)

Nenhum comentário: